Prefeitura de Balneário Camboriú monitora tubarões e outros animais na obra de alargamento
A prefeitura de Balneário de Camboriú, no Litoral Norte, monitora o aparecimento de tubarões e outros animais na orla da Praia Central, onde ocorre uma megaobra de alargamento da faixa de areia. Segundo a secretária de Meio Ambiente, Maria Heloísa Lenzi, uma mudança no conjunto de seres vivos, flora e fauna que habitam naquela região já era esperada.
Na semana passada, três surfistas que praticavam o esporte relataram ter encontrado um tubarão na praia. Essa foi a segunda vez que um animal foi visto na localidade.
Além de tubarões, a equipe técnica acompanha a atividade de outros animais que vivem na orla, e uma parte do programa é voltada especificamente aos peixes. Segundo Maria, desde que a draga começou a coletar a areia do fundo do mar, em agosto, apenas tartarugas, pinguins e cetáceos foram avistados.
Pesquisador e curador do Museu Oceanográfico da Univali, em Balneário Piçarras, Jules Soto identificou a espécie avistada ao longo do molhe da Barra Sul, em setembro, e conversou com os surfistas que relataram um encontro com um pequeno tubarão na última semana. O animal, com cerca de um metro de comprimento, fugiu após esbarrar e sondar com o focinho o grupo de surfistas.

