Leitores denunciam Jet skis perto de crianças na Barra Sul
O fim de semana de praias lotadas em Balneário Camboriú também foi de desrespeito de usuários de jet skis ao limite de distância de banhistas na praia central e à proibição de navegação no perímetro da obra de alargamento. Mesmo se tivesse liberado, as normas de segurança definem que embarcações motorizadas devem trafegar com afastamento de ao menos 200 metros da faixa de areia.
No trecho já alargado da orla na barra Sul, famílias relataram que as motos aquáticas estavam andando na parte rasa da praia, perto de crianças que estavam na água. “Tive que tirar uma das minhas filhas da água porque os jet skis estavam muito perto”, contou Elaine Oliveira, sobre a situação no domingo.

Ela destacou que os jet ski ainda trafegam em alta velocidade e fazendo manobras. Fotos e vídeos mostram as motos na área dos banhistas. Segundo a prefeitura, durante as obras do alargamento a navegação de embarcações está proibida em toda a enseada até que a dragagem seja concluída e a tubulação retirada da água.
O trecho delimitando a navegação vai até 1,2 km a partir da ilha das Cabras, sendo sinalizado conforme o avanço da operação dos tubos. A proibição foi aprovada pela delegacia da Capitania dos Portos e foi definida pra evitar acidentes com os equipamentos utilizados na obra.
As empresas náuticas e os pescadores estão avisados da restrição desde julho. A fiscalização é por conta da capitania dos Portos e os bombeiros atuam na orientação, também feita por operários da obra. A delegacia da Capitania dos Portos em Itajaí ainda não respondeu sobre as denúncias do fim de semana.

Segurança de banhistas será reforçada com cadeirões
A segurança de banhistas deve ser reforçada pelos bombeiros durante a operação Veraneio em Balneário Camboriú devido ao alargamento da orla. Além de mais guarda-vidas, é prevista a instalação de “cadeirões” ao longo da faixa de areia mais perto da água, contando com um salva-vidas em cada local.
Os “cadeirões” vão facilitar o atendimento de ocorrência em casos de salvamentos, considerando que o alargamento da praia vai deixar os postos guarda-vidas mais longe do mar. Em pontos na barra Sul e no pontal Norte, a distância pode chegar a cem metros.
A mesma medida foi adotada após o alargamento na praia de Canasvieiras, em Florianópolis, que também recebeu boias para sinalizar os pontos onde pode ocorrer mudança brusca de profundidade. A operação Veraneio é prevista pra começar em novembro. O alargamento em Balneário tem prazo pra terminar o início do mesmo mês.
Fonte: Diarinho

