Deprecated: A função WP_Dependencies->add_data() foi chamada com um argumento que está obsoleto desde a versão 6.9.0! Os comentários condicionais do IE são ignorados por todos os navegadores compatíveis. in /home/tribunabc/domains/tribunabc.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6131
Crime Ambiental: Podas irregulares de árvores estão sendo feitas em Balneário Camboriú - Jornal Tribuna BC
BALNEÁRIO CAMBORIÚCAPA

Crime Ambiental: Podas irregulares de árvores estão sendo feitas em Balneário Camboriú

Nesta quarta-feira, 20, diversos populares protestaram, tentando impedir a poda excessiva de uma árvores na Avenida Atlântica em Balneário Camboriú.

Segundo informações, a poda estava sendo realizada em frente ao ponto de milho 39. Populares que passavam no local começaram a gravar a ação e a berrar para que parassem de cortar a árvore.

As podas das árvores fazem parte do paisagismo, que antes era realizado pela Secretaria de Meio Ambiente, porém o prefeito Fabricio Oliveira passou a responsabilidade do paisagismo para a Secretaria de Obras.

Quando questionados sobre a poda da amendoeira da Avenida Atlântica a assessoria da prefeitura respondeu com a seguinte nota: “O coordenador de podas da Secretaria de Obras foi fazer o corte nas árvores da Avenida Atlântica para manter a saúde delas, porém algumas foi feito o corte a mais. O secretário de Obras, Mazoca, pede desculpas e assume o erro, e diz que foi atrás de acompanhamento de especialistas, da própria Secretaria do Meio Ambiente, para auxiliar no Departamento de Paisagismo, que cuida das podas.”

Camboriú News identificou outras três arvores com podas excessivas, duas árvores na Avenida Brasil, na altura do número 3660, e outra na rua 3550. As podas foram realizadas na segunda-feira, 18. Em todos esses casos existem imagens de pássaros que ficaram desabrigados, e permanecem próximos as suas antiga casas, as árvores sem a copa verde.

Ao questionar a prefeitura de Balneário Camboriú, recebemos a informação que essas podas irregulares foram realizadas pela Celesc. De acordo com a assessoria da prefeitura, tais podas não correspondem ao padrão ambiental. O órgão será notificado para atender os padrões, caso seja mantido o mesmo será multado e responsabilizado pelos atos irregulares. A prefeitura também teria realizado a comunicação ao Ministério Publico.

Tanto a Secretaria de Obras quanto a Celesc realizaram as podas fora da época, segundo informações, o melhor período para a realização de podas é entre os meses de maio a agosto. As podas também foram realizadas na época reprodutiva das aves. No caso das aves do Brasil a época reprodutiva é descrita geralmente como sendo entre setembro e janeiro.

Fonte: Camboriu.news