Coxinha-gigante de Navegantes, com 32 quilos, é a maior do Brasil
O morador de Navegantes, Lucas Daniel da Cruz, 28 anos, produziu a maior coxinha de galinha do Brasil: uma iguaria com exatos 32 quilos. Com o feito, ele bateu o atual recorde brasileiro, que era o de uma coxinha que pesava 11.106 quilos.
Lucas, que há cinco anos produz salgadinhos no centro de Navegantes, conta que o gosto pela culinária veio através dos avós que moram e trabalham com salgados em São Paulo.
cozinha e a gente acaba pegando gosto. Eu fiz faculdade da gastronomia e trabalhei sete anos como coordenador de uma padaria em Navegantes. Há cinco anos, eu comecei a fazer os meus próprios salgados para vender nas ruas”, conta.
Com a pandemia de covid-19, as vendas caíram bastante. Para movimentar o negócio, ele resolveu fazer uma gincana para ver quem conseguiria comer uma coxinha de um quilo em menos de 10 minutos. “Conversando com amigos, eles sugeriram para fazer um evento maior e perguntaram: ‘por que você não faz a maior do Brasil’”, relembra.
O empresário descobriu que o recorde era de uma coxinha de 11 quilos. “Entrei em contato com o RankBrasil – e eles que fizeram o ranqueamento. Cheguei a falar com o Guiness Book, mas eles não aceitaram porque a coxinha é um produto muito regional, não é conhecida mundialmente e aí optaram por não fazer”, conta.

Gincana no Gravatá
O grande dia foi no último domingo. Lucas fez a sua coxinha gigante, que ultrapassou os 22 quilos do produto feito em um dia de teste. “Meu recorde foi uma coxinha de 32,310 quilos e ela foi exposta na praia do Gravatá, em frente da pedra da Miraguaia. Teve a exposição da coxinha e o campeonato para ver quem conseguia comer uma coxinha de um quilo em menos de 10 minutos. A gente fez 30 coxinhas e teve oito ganhadores”, conta.
Os representantes do RankBrasil, o diretor-fundador Luciano Cadari e a diretora Iolete Cadari, estiveram presentes para aferir o peso e registrar o novo recorde brasileiro. No final, a coxinha recordista foi dividida e distribuída para o pessoal que estava na praia saborear a grande campeã.
Não foram poucos os ingredientes para a fazer a super coxinha. Lucas usou 20 quilos de frango, sete quilos de farinha de trigo, água e temperos.
O sabor da coxinha foi de frango com catupiry. “A preparação demorou duas horas e usamos uma estrutura especifica só para a fritura dela!”, conta.
Com o título de “dono da maior coxinha do Brasil”, Lucas agora sonha mais alto. “Quero ganhar visibilidade para a minha empresa e superar novos recordes no segmento de salgados”, planeja.
Diarinho

